Esta notícia é no mínimo assustadora mas não deixa de ser uma possibilidade, por isso não consigo reforçar mais sobre a importância da  higiene e do que colocamos no rosto, e sempre que me perguntam porque devemos limpar os pincéis da maquilhagem,e porque é que também são algo que é pessoal e intransmissível, é por conta de notícias como esta que eu digo higiene é super importante no que toca a maquilhagem!

Hoje vamos falar como podemos limpar os nosso pincéis e que produtos podemos usar para o fazer!

Vou começar por explicar porque devemos sempre limpar os nossos pincéis, a nossa pele como sabem está exposta a várias agressões no dia-a-dia assim como bactérias e sujidade, um dos grandes erros que já falei anteriormente aqui é sobre a falta de cuidado na pele, nomeadamente limpeza, podem ler mais sobre isso neste post, o segundo maior erro é não limparem convenientemente os vossos pincéis, estes acumulam sujidade no dia a dia pois aplicamos os produtos todos os dias com os mesmos pincéis e se não tivermos cuidado o que acontece é a pele ressentir-se na forma de borbulhas pois as bactérias que causam infecções na pele alojam-se nos pincéis!
Aqui está a importância da limpeza no geral tanto da pele como dos vossos pincéis!

Respondendo às Perguntas Principais

Com que frequência devemos limpar os pincéis?

De dois em dois dias com spray próprio de limpeza e desinfecção e mais profundamente com água e champô próprio uma vez por semana.
Da mesma forma que mantemos uma rotina em relação a nós mesmas devemos manter uma rotina de limpeza com os nosso pincéis, previne aparecimento de borbulhas e infecções na pele.

Que produtos usar para limpar os pincéis?

Produtos que não contenham álcool, os produtos de limpeza que têm álcool secam a cerda do pincel especialmente os de pêlo natural o que destrói as cerdas e deteriora mais depressa sendo que a durabilidade dos pincéis é reduzida significativamente.


Sugestão de spray para limpeza

A Make Up Forever tem dois tipos de sprayo Instant Brush que é mais leve e que limpa os pincéis mais superficialmente e é prático para quem tem poucos pincéis e necessita de os limpar com mais frequência numa base diária.

 O Brush Cleanser de limpeza profunda que limpa em profundidade os pincéis removendo toda a sujidade e restos de sombras.

Sugestão de Champô

O Sponge Shampoo foi concebido apenas para esponjas! Estas são mais difíceis de limpar e requerem uma limpeza mais agressiva, o liquido é purificante e retira todos os restos de base que as esponjas possam ter, eu recomendo também o uso deste shampoo para os pincéis mas só em pincéis que tenham vestígios de maquilhagem waterproof (à prova de água) retira mais facilmente a sujidade.

  Há igualmente as versões mais acessíveis e DIY mas apenas do shampoo que é o uso de champô Jonhson Baby, há imensa gente que usa para limpar os pincéis e de facto não é agressivo para as cerdas, no entanto há que ter o cuidado de retirar bem todo o champô do pincel pelo que se este ficar com resíduos pode provocar a queda do pêlo dos pincéis a curto prazo! 

A segunda solução é sabonete de glicerina , o sabonete de glicerina tem a vantagem de ter um ph neutro o que significa que é excelente para limpar pois não danifica os pincéis, a desvantagem é que os pincéis ficam com a cerda mais ressequida e isso nota-se na suavidade.

Pincéis Ressequidos e com Mau Aspecto

Se os vossos pincéis ao fim de tanta limpeza começaram a perder a suavidade é normal, mas isso não quer dizer que os tenham de deitar fora ou que têm de comprar outros! A questão é que, quando os limpamos com frequência e/ou usamos produtos com álcool, como já referi em cima, estes ressentem-se e perdem a suavidade, o melhor a fazer é usar uma máscara do cabelo para re-hidratar!!

Leram bem! Máscara do cabelo! Pode ser a vossa máscara que usam no vosso cabelo para hidratar não necessita de nenhuma máscara em particular, há imensas disponíveis no mercado para hidratação super em conta!

Spa para pincéis! 

Modo de uso:

Limpar os pincéis normalmente e retirar o champô aplicar um bocadinho de máscara do cabelo nas cerdas dos pincéis e deixar de um dia para o outro, retirar a máscara com água abundante!

Cuidados a ter quando limpamos 

  • Água nos cabos
    Não molhar os cabos dos pincéis, a água pode comprometer a qualidade da cola que segura as cerdas e esta começa a fazer com que as cerdas comecem a cair estragando o pincel.

    Secagem
    A secagem deve ser feita com a cerda do pincel virada para baixo a Brush Guard tem umas redes que permite envolver o pincel e colocá-lo de cabeça para baixo permitindo à água escorrer e este secar nas devidas condições

    A outra solução é tenta inclinar um pouco os pincéis na borda por exemplo do lavatório e pô-los a secar em cima de uma toalha de mãos, a toalha permite absorver a água.

Digam-me o que gostariam de ver mais abordado! Espero que este artigo vos tenha ajudado, para qualquer questão comentem eu respondo! 🙂

0 Partilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to friend